quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estilista/fashion designer: Como funciona a profissão? Entrevista com Angela Cardinot

Deve ser muito legal saber desenhar bem, né? Eu sempre quis, mas: nunca deu certo! Hahaha. Decidi convidar a Angela para tirar algumas duvidas sobre a profissão! Inclusive, várias leitoras me deram a sugestão de fazer esse post, desde que comentei que minha mãe é estilista! Então vamos lá?!

1- A pergunta mais óbvia de todas, mas né, nós queremos saber:
O que uma estilista/fashion designer faz?

  • "Basicamente trabalha com criação de roupas e acessórios com base no que acontece nas passarelas do mundo todo, analisando as tendências de comportamento e a cultura de cada país e desenvolve coleções e desfiles para divulgar seu trabalho. Podendo atuar em outros campos do mesmo setor: vitrine, estamparia, consultoria de moda, criação de figurinos para cinema e tv, dentre outras áreas."


2- Como funciona a divulgação do trabalho? É muito difícil? 
Afinal, os clientes não caem do céu, não é mesmo?

  • "Bom, como comecei bem novinha a fazer minhas roupas e customizar (somente pra mim) as pessoas viam e gostavam... Basicamente comecei assim! Pra divulgar, só anúncios e as clientes fazendo marketing boca-a-boca. Minha maior divulgação são meus clientes que indicam amigos e parentes, não tem jeito!"


3- Quero seguir a profissão mas não sei desenhar, e agora?
  • "O fashion designer não precisa desenhar. Ele pode utilizar bases (desenhos do corpo) e criar o modelito em cima. Existe um livro à venda pra esse fim: 'CROQUIS DE MODA: BASES PARA ESTILISTAS'. Com o tempo, a prática facilita fazer sem o uso desses 'sketches' prontos."
Olha só os desenhos que ela faz! #NUNCACONSEGUI. Fotos: Instagram


4- De onde vem as inspirações para as roupas? 
  • "Muitas delas são doideiras que vão surgindo na minha cabeça... Também surgem ideias vendo filmes, séries, revistas... Geralmente faço umas coisas direto no tecido (que chamam de moulage e draping) nem sempre uso o busto de costura, vou costurando e colocando no meu corpo e ajustando até dar caimento! Muitas ideias surgem de retalhos onde eu vejo uma curvatura ou corte interessante."
5- Você desenha e costura! É muito desgastante?
  • "Nem pensar.... Eu amooooooo! O que me cansa é ter uma vida tripla: mãe, mulher, profissional. Nem sempre dou conta de todas... Sempre uma fica desfalcada num momento ou outro. O meu lado que mais 'sofre' é o meu lado Mulher... fica difícil cuidar bem de mim, pintar as unhas e o cabelo (eu queria poder ir ao salão pelo menos uma vez por mês), ir ao médico... rs"
6- Como você aprendeu a desenhar?
  • "Ah, desde pequena eu desenho... Tenho rabiscos guardados até hoje! Inclusive tenho um desenho atrás de uma cômoda do qual fiz à caneta quando era criança! Tá lá na casa da mamãe! =)"


7-  Qual é o seu maior sonho na carreira?
  • "Todo estilista que se preze quer ver seu trabalho valorizado e divulgado mundo à fora! Pra mim, bastava nacionalmente, mas no Rio, algumas pessoas já conhecem bem e vou galgando meu espaço aos poucos com muuuuita luta! Mas percebo que estou chegando perto a cada dia que passa!"

8- Já decidi, vou seguir como profissão, o que eu faço?
  • "Pra ser estilista, tem que entender um pouco de cada coisinha ligado a moda. Mas, pra mim, penso que um bom estilista deve saber costurar (tanto à mão quanto à máquina) e ter conhecimento da história da moda é fundamental. Não necessariamente precisa fazer uma graduação, mas cursos são importantes e agregam conhecimentos e técnicas que só um professor pode dar!"
9- Não sei costurar, então devo desenhar e contratar uma costureira, é assim que funciona?
  • "Exatamente! Um estilista não necessariamente costura, maaaaas como eu disse anteriormente, na minha visão, um bom estilista deve ter conhecimentos de costura."
10- Fale mais sobre você!
  • "Meu pai ao me matricular nas escolas, era muito preocupado com o lado artístico. Ele sempre diz que a música é muito importe pro crescimento da criança. Isso me influenciou muito e sempre fui mais inclinada pras áreas artísticas e acabei fazendo aula de flauta e de canto. Além disso, meu pai tinha um antiquário e costumava ir a muitos leilões, onde o acompanhei em alguns. Hoje, sou apaixonada por coisas velhas! [carros, jóias, móveis, etc] =D"
 Além disso, a Angela tem um blog super legal e um Instagram bem diversificado, daqueles que tem      um pouco de tudo! Sou apaixonada por perfis assim! Vou deixar o link pra quem quiser conferir: 














Blog: Angela Cardinot | Instagram: @acardinot 

E aí pessoal, tiraram as dúvidas??? Se tiver mais alguma pode deixar ai nos comentários que a Angela responde, ok? Até a próxima!

Não deixe de me acompanhar: Facebook | Instagram | Twitter | Tumblr 

15 comentários:

  1. quase segui esta profissao, mas desisti hehe
    adorei o post flor :)
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @blogdareh

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sua publicação...
    Sou formada em moda, mas a única coisa relacionada a isso na minha vida é o blog! rs
    Não trabalho na área.
    Também acredito que um bom estilista deva saber costurar, é o mínimo para que possa pensar em caimentos adequados e por aí vai. Acho estranho os que não sabem e nesses casos dou o mérito integralmente para as costureiras, que ficam com o abacaxi! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =) Aiii que legal! Eu queria fazer moda tb... Na vdd queria fazer muita coisa hahahahaha

      Excluir
  3. Ai era o meu sonho também, acho que ainda sei costurar hahaha era muito gostoso, porém me encontrei no jornalismo. Amei o post!!
    blogdolu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe eu me econtro no jornalismo tb hahahh beijo :)

      Excluir
  4. Oi minha linda, tudo bem? Passando aqui para conhecer seu blog e aproveitar para lhe convidar á conhecer o meu kk

    beijos.

    Blog: http://rafaeljviana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o convite! Foi bacana responder as perguntas!
    Sucesso! ;*

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era mais nova, quis ser estilista mas agora percebi que sou mais de consumir moda do que criar moda, sabe? Adorei o post. Deu pra ter uma ideia melhor da profissão e claro, gostar mais ainda dela.

    beijos
    www.dicasdegarota.com

    ResponderExcluir
  7. quem olha por fora acha que é so glamour, mas quem vive sabe. adorei beijos

    http://daaysantana-cantinhoteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante! Minha irmã caçula quer ser estilista! Farei ela ler =)

    ResponderExcluir

Olá, deixe aqui sua opinião! Caso não queira se identificar, use a opção "anônimo". Caso tenha um blog, deixe seu comentário e o link no final para que eu possa te conhecer também. =)