quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Já li: O mundo de Sofia

Sabe aquele livro que você começa e não quer parar de ler nunca? É esse. Olha, Jostein Gaarder me deixou com vontade de ler todos os livros que existem dele, vou pesquisar e comprar todos possíveis. 
O livro funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU.



 O mundo de Sofia é um romance da história da filosofia. Confesso que nunca soube nada sobre e esse ano vou ter filosofia no colégio. Meus colegas de classe, assim como eu antes de ler, não sabem nada sobre filosofia, e adivinha quem sai ganhando? Euzinha.

Não sabia que tinha filme desse livro, descobri agora, no google. Vou ver o filme, acredito que seja tão bom quanto o livro, que me surpreendeu. Tem partes que ficam muito chatinhas por serem bastante explicativas, as vezes são mais de cinco folhas falando sobre o mesmo assunto, o que pode deixar essa parte um pouco chata, mas logo após, vem os diálogos (que é a parte que eu mais gosto de ler, rs).


O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 50 línguas. Vale lembrar que essa é a capa mais recente, tem uma outra que é a da versão mais antiga (capa azul).

Filósofos citados: Platão, Sócrates (do famoso: só sei que nada sei rs), Aristóteles, Descartes, Hegel, Marx, Kant, Locke, entre outros. Tá aí boiando, né? :p pois eu não, e vou ler o livro pela segunda vez para entender melhor ainda.

 Pra quem estiver interessado a ler, um pouquinho da história.

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.

E aí gente, gostaram? Alguém aí já leu esse romance fantástico? Deixa nos comentários! ;)



4 comentários:

  1. Queria ler, é um clássico. Sempre falam mto bem dele!
    bjs
    www.curiosajuh.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa , que doideira ... parece ser demais <3

    http://amoresepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu vi o filme só e adorei!
    beijão,
    http://ana-dodia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, deixe aqui sua opinião! Caso não queira se identificar, use a opção "anônimo". Caso tenha um blog, deixe seu comentário e o link no final para que eu possa te conhecer também. =)